O conto A Pequena Sereia, ou Sereiazinha, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen recebeu sua primeira publicação em 1837, juntamente com outras histórias para o público infantil.
No prefácio dessa edição, Andersen esclarece :
Enquanto eu estava às voltas com a elaboração de um livro mais extenso, de assunto inteiramente diverso dos contos infantis, a ideia e a trama de A Pequena Sereia se imiscuíram na minha mente, sem dela quererem sair. Desse modo, não tive outra escolha senão a de escrever esse conto de fadas(...) possui um significado mais profundo, que somente um adulto poderá alcançar. Acredito , porém, que mesmo as crianças haverão de apreciá-lo, devido ao seu enredo excitante, passível de absorver sua atenção. ( Prefácio da 1ª edição, 1837)
( 02/04/1805-04/08/1875)
Fonte= Domínio Público
Nessa época, Andersen estava tateando seus caminhos pelos contos de fadas, com muitas dúvidas a respeito. Ele termina o prefácio com essa questão:
Numa terra pequena como a nossa, o poeta é sempre pobre; o reconhecimento, portanto, é o pássaro dourado que ele se empenha em capturar. O tempo dirá se meus contos de fadas haverão de me possibilitar agarrá-lo.( Prefácio da 1ª edição, 1837)
E o tempo disse!
O grande escritor dinamarquês consagrou-se ainda em vida como um dos maiores de seu tempo. Um dos maiores prêmios internacionais para os autores e ilustradores de literatura infantil, uma espécie de Nobel na área, recebe seu nome, assim como em sua data de nascimento comemora-se o dia internacional do Livro Infantil.
Para muitos, a Pequena Sereia tornou-se conhecida pela animação de Walt Disney, The Little Mairmaid, de 1989, na qual conhecemos a cativante Ariel . Vale dizer que essa adaptação difere bastante do texto de Andersen, principalmente quanto a seu desfecho.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3503302
Em comemoração ao dia Internacional do Livro Infantil, fizemos a leitura do texto integral desse belíssimo conto.
Assistam e comparem.
Produção do vídeo:
Canal Teoria das Fadas
Leitores:
Cristina Casagrande
Lígia Menna
Paulo César Ribeiro Filho
Roseli Gimenes
Sandra Trabucco Valenzuela
Referência da edição utilizada para a leitura:
ANDERSEN, Hans Christian. "A Pequena Sereia". In: AVILA, Marina; QUEIROZ, Tamara. Contos de fadas em suas versões originais. 4ª ed. Tradução de Ariane Muniz. São Paulo: Editora Wish, 2016.
Comentários
Postar um comentário