O ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

                       O ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Literatura Portuguesa: Poesia

Alunos do 2º e 3º semestres do Curso de Letras- Chácara Santo Antônio






Objetivos:
Investigar como aplicar o conhecimento literário (Teoria literária e Literatura portuguesa) por meio das novas tecnologias da informação, principalmente nas redes sociais
Verificar como as  TDCI (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) colaboram para produção e divulgação da literatura portuguesa no Brasil.
Discutir o assunto  em blogs entre os diversos grupos, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de literatura e teoria literária.

Etapas:

1.    Formar um grupo de no máximo 6  pessoas. Criar um blog ou utilizar um já existente. Fornecer o endereço do blog ao professor.
2.    Escolher um  tópico da Literatura Portuguesa ( movimento literário ou um autor específico) para desenvolver uma proposta  que alie a literatura às novas tecnologias,  ou seja, pensar como  ensinar literatura nesse novo contexto.
3.     O  projeto levará em conta o ensino de literatura  tanto no Fundamental quanto no Médio. Verificar o que se apresenta na  Base Nacional Curricular quanto ao Campo artístico-literário, nos eixos  leitura, produção de texto e oralidade.
4.    Fazer  um projeto com base  nos conteúdos escolhidos.. O projeto deve ter: introdução, objetivos, justificativa, metodologia referências bibliográficas.
5.    Postar o projeto no blog, com cópia para o professor, indicando o endereço do blog para verificação.
6.    Postar material pesquisado  e produzido pelo grupo: textos teóricos, literários,  vídeos, imagens. Todos os materiais devem conter  indicação da fonte pesquisada e/ou o nome do aluno responsável.
7.    Estabelecer discussões sobre esses materiais e de como desenvolver o projeto.  A opção “comentários” deve ser habilitada  nos blogs,  para ser amplamente utilizada, como em uma discussão  de grupo, de forma crítica e construtiva, visando a qualidade do projeto e sua possível aplicação.
8.    Produzir uma atividade didático-pedagógica ao final do trabalho. Pode ser em forma escrita ou vídeo.

9.    Produzir um relatório final sobre  o desenvolvimento do trabalho: Qual era o projeto inicial, o que fizeram e  a que conclusões chegaram.  O link do blog deve constar desse relatório.











Comentários