O ENSINO DA LITERATURA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Literatura Portuguesa: Poesia
Alunos do 2º e 3º semestres do Curso de Letras- Chácara Santo Antônio
Objetivos:
Investigar como aplicar o conhecimento literário (Teoria literária e Literatura portuguesa) por meio das novas tecnologias da informação, principalmente nas redes sociais
Verificar como as TDCI (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) colaboram para produção e divulgação da literatura portuguesa no Brasil.
Discutir o assunto em blogs entre os diversos grupos, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de literatura e teoria literária.
Verificar como as TDCI (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) colaboram para produção e divulgação da literatura portuguesa no Brasil.
Discutir o assunto em blogs entre os diversos grupos, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de literatura e teoria literária.
Etapas:
1. Formar um grupo de no máximo 6 pessoas. Criar um blog ou utilizar um já existente. Fornecer o endereço do blog ao professor.
2. Escolher um tópico da Literatura Portuguesa ( movimento literário ou um autor específico) para desenvolver uma proposta que alie a literatura às novas tecnologias, ou seja, pensar como ensinar literatura nesse novo contexto.
3. O projeto levará em conta o ensino de literatura tanto no Fundamental quanto no Médio. Verificar o que se apresenta na Base Nacional Curricular quanto ao Campo artístico-literário, nos eixos leitura, produção de texto e oralidade.
4. Fazer um projeto com base nos conteúdos escolhidos.. O projeto deve ter: introdução, objetivos, justificativa, metodologia referências bibliográficas.
5. Postar o projeto no blog, com cópia para o professor, indicando o endereço do blog para verificação.
6. Postar material pesquisado e produzido pelo grupo: textos teóricos, literários, vídeos, imagens. Todos os materiais devem conter indicação da fonte pesquisada e/ou o nome do aluno responsável.
7. Estabelecer discussões sobre esses materiais e de como desenvolver o projeto. A opção “comentários” deve ser habilitada nos blogs, para ser amplamente utilizada, como em uma discussão de grupo, de forma crítica e construtiva, visando a qualidade do projeto e sua possível aplicação.
8. Produzir uma atividade didático-pedagógica ao final do trabalho. Pode ser em forma escrita ou vídeo.
9. Produzir um relatório final sobre o desenvolvimento do trabalho: Qual era o projeto inicial, o que fizeram e a que conclusões chegaram. O link do blog deve constar desse relatório.
BLOGS DOS ALUNOS
Sarau digital
Literatura com amor
Universo entre textos
Jabuti Literário
Florbela Espanca
Leitura da Literatura
Comentários
Postar um comentário